Início » Artigos » Métodos de massagem sueca e ayurvédica

Métodos de massagem sueca e ayurvédica

massagem sueca

Várias influências na massagem terapêutica surgiram levando à criação de vários métodos de massagem sueca que diferem em técnicas, mas oferecem os mesmos benefícios para a saúde. A massagem sueca e a ayurvédica têm origens diferentes e usam estilos contrastantes, mas contribuem muito para alcançar um corpo saudável e relaxado. Com todos os tipos de programas de massagem terapêutica disponíveis hoje, tornou-se muito difícil para as pessoas escolherem.

A Massagem Sueca, também conhecida como massagem clássica ou tradicional, é o método de massoterapia mais comum e geralmente é a preferida pela maioria das pessoas. Caracteriza-se por movimentos longos e fluidos que relaxam os músculos, melhoram a flexibilidade das articulações e ajudam a melhorar a circulação.

O primeiro golpe é conhecido como effleurage, envolve movimentos longos e deslizantes do pescoço até a base da coluna ou do ombro até a ponta dos dedos. Também é feito nos membros com todos os movimentos direcionados ao coração para ajudar no fluxo sanguíneo e linfático. O terapeuta usa a mão inteira ou um polegar. Esta técnica é feita para familiarização do corpo da pessoa

massagem sueca

Em seguida é petrissage que consiste no levantamento suave dos músculos para cima e para longe dos ossos, depois rolando e apertando-os, com uma pressão suave. Geralmente envolve rolar, apertar ou pressionar os músculos para melhorar a circulação mais profunda. Aumenta a circulação através da eliminação de toxinas do tecido muscular e nervoso.

A fricção, a terceira técnica e a mais contundente, caracteriza-se por movimentos circulares profundos com a ponta dos dedos aplicados perto de áreas ósseas e articulações e relaxa a fibra muscular o que aumenta a flexibilidade dos músculos e articulações.

Após o atrito, outra técnica chamada tapotagem é feita. Tapotement é uma série de movimentos rápidos e vigorosos feitos batendo ou batendo nos músculos com a mão. Pode ser aplicado com o punho fechado, as pontas dos dedos e a borda da mão. Ele libera a tensão e alivia as cãibras musculares.

Por último, o terapeuta usa vibração ou agitação que envolve a pressão das mãos nas costas ou membros e agitação em um movimento rápido por alguns momentos. Melhora a circulação e a contração muscular e é benéfico para pessoas com dor lombar.

Por outro lado, a massagem ayurvédica é originária da Índia e tem como objetivo criar harmonia e equilíbrio dentro do indivíduo e auxilia na remoção de toxinas e rejuvenescimento do corpo. Não foi praticado publicamente até que os praticantes indianos decidiram passear e dar massagens musculares, articulares e nas costas.

A massagem ayurvédica é baseada em um sistema especial que inclui o conhecimento dos sistemas de medicina ayurvédica e grega que se concentra nos doshas e marmas ayurvédicos ou pontos de pressão. As técnicas de massagem muçulmana também foram adaptadas neste sistema.

As técnicas de massagem ayurvédica usam óleos específicos que se adequam ao seu dosha e dependem do seu ser. Uma delas é a Abhyanga-Garshana que consiste de escovação da pele seguida de uma massagem com óleo, Udwarthanam que é uma massagem de emagrecimento que usa pós de ervas e a massagem ayurvédica nos pés que é uma massagem profunda onde o terapeuta usa os pés.

Agora com conhecimento suficiente sobre massagem sueca e ayurvédica, uma pessoa tem, é claro, o privilégio de escolher entre as duas que melhor se adaptam ao seu estilo de relaxamento. Mas com ambas as massagens com técnicas únicas, a parte da escolha pode ser um pouco complicada.